quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O caroço viajante


"Que alegria vermo-nos!" - Isto é o grito de um caroço que vê a sua família após dois anos de separação e que conta a sua história.
Era uma vez um caroço que foi parar aos esgotos e foi empurrado pela água para o mar. Estava perdido, mas encontrou um peixe que ficou seu amigo e lhe contou os seus segredos e lhe mostrou inimigos e amigos.
Meses depois, foi parar a uma praia e um miúdo que lá brincava deu um chuto na areia e atirou-o para a estrada.
Um carro quase o esmagou, mas ele atirou-se para um buraco, onde estava uma formiga cheia de fome que lhe perguntou se o podia roer um pouco.
Fugiu, mas um varredor levou-o para um lugar onde se junta todo o lixo da cidade. Tentou sair, mas houve lixo que o impediu. Vieram amigos do caroço que o ajudaram a escapar.
Tentou chegar a casa, mas não sabia onde estava, por isso tirou um mapa de uma tabacaria. Foi ter a França.
Viu que não era lá. Voltou para Portugal e para a sua família.
Teixeirinha 6º2

7 comentários:

  1. Não sabemos como regressou a Portugal, mas um caroço com tantas aventuras vividas deve ter encontrado rapidamente uma solução.

    ResponderEliminar
  2. E depois, para não ficar longe dela, deitou raizes no jardim da escola e cresceu, cresceu, e dá uns frutos saborosos e uma sombra fresquinha.

    ResponderEliminar
  3. Ah, devia ser o abacateiro que minha mãe cortou, quando passava o camião do lixo, ao despejar os sacos, ele caiu fora, com um pontapé do lixeiro, se grudou na horta de minha mãe, cresceu entre canteiros e o caminho de casa, não dava nada, foi à vida servir de lenha para aquecer os pés, que triste destino... mas, muitas sementinhas cairam na terra, abacatinhos pequeninos rolaram por ali fora e terão de seguir od estino, veremos onde foram parar...um xi, beijinho da laura

    ResponderEliminar
  4. Esta bela história faz lembrar a luta pela sobrevivência travada por muitos dos nossos emigrantes que lá fora lutam e lutam...mas ...acabam por voltar ao nosso cantinho priveligiado do planeta!
    Parabéns à autora!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela visita, Laura.
    Meninos, por onde andarão os filhos do abacate que a Laura conheceu? Que aventuras terão vivido? Que tal um texto a continuar o comentário da Laura? Ficamos à espera.

    ResponderEliminar
  6. Não se preocupe eu fasso a continuação!!!!
    Mas tenho que falar primeiro com o meu colega acho que ele foi numa reportagem a acompanhar a viagem do mini caroço viajante!!



    Laurindinha

    ResponderEliminar
  7. Olá Teixeirinha! Nunca pensei que um caroço de abacate pudesse viver tantas aventuras. Mas confesso que gostei muito da tua história. E como referiu a twist,o teu texto faz lembrar a vida dos emigrantes que trabalham muito e lutam para poder regressar ao país de origem.Abraço

    ResponderEliminar