quinta-feira, 25 de março de 2010

Adivinhas, a Matemática e a Páscoa ;)


Quem sou? (Vítor 8º2)

Sou jogada para dentro do estojo
Muitas como eu
Passam lá a vida

Escrevo e faço
Escrever
Algumas vezes caio
De um dos picos mais alto da sala
E magoo-me
Mas continuo
A trabalhar

Só fico gasta quando
Uma parte de mim deixa de funcionar
Quem serei?
Tão fácil de adivinhar.


Quem sou eu (Emanuel 8º1)

Estou em movimento,
Sou como o mar
Que salta a cantar,
Sou como as nuvens
Que anda de um lado
Para outro no ar

Sou feliz fazendo poemas
Poeta sou cantor
Cantando faço poemas
Sou como o “Pensador”!


A Matemática a brincar (Rúben 8º2)

1…2…3…
Conta outra vez
são crianças a brincar
a rir e a se divertir sem parar
somar é contar
dividir é como repartir

Subtrair a se divertir
multiplicar, toca a cruzar

As equações tão
malandras que são
regras e mais regras
que complicação
mas trocar de membro e
trocar de sinal
é tão simples como
mudar de canal




Um cestinho com ovinhos (Flávio 8º1)

Vi um cesto
Com ovinhos pintadinhos eu vi
O coelhinho entregava-os
Às crianças
Com tranças

Todas as crianças ficavam
Felizes com o coelhinho
Simpático
Coelhinho pequenino


Um cesto para mim (Adriano 8º1)

Vi um cesto no chão
Que tinha um coração
De quem será?
Será para mim?

Ou será que é o amor
Que anda por aí?

Saltita o coelhinho (Rafael 8º1)

Vi um cesto
A beira do mar,
E desse cesto
Saiu um coelhinho a saltar

Saltitava o coelhinho
De toca em toca,
Parecia uma
Bola a saltitar
Estava à procura
De uma cenoura para o jantar!

O coelhinho (Jennifer 8º1)

Saltita o coelhinho
Todo alegre
Pelo campo do Martinho

Saltita o coelhinho
Para alcançar
A sua toca
Cheia de ovinhos

Saltita o coelhinho
Com um cestinho
Cheio de doçura
Para os meninos!


O pequeno coelhinho (Adriano 8º1)

Saltita o coelhinho
Que vem devagarinho
O que terá?
Será bonzinho?
Ou era mauzinho?

Tudo o que ele queria
Era dar um chocolatinho

2 comentários:

  1. Comecei a pensar nas adivinhas: uma é difícil :( Depois 'saltei' para o da Matemática - está muito bem dito, sim senhor, a Matemática tão fácil como mudar de canal - mas nem toda a gente concorda com isto ;) Os poemas dos coelhinhos lembraram-me o balamento! Amanhã é o último dia ;)

    ResponderEliminar